Notícias / Eventos

Informações e destaques da José Luis Madeiras

José Luís Madeiras valoriza a madeira através de evento dedicado à escultura

A empresa José Luís Madeiras (JLM), sedeada em Paços de Ferreira, promoveu entre os dias 27 de junho e 2 de julho um “Encontro Ibérico de Escultura em Madeira”  com os escultores contemporâneos prestigiados o português Paulo Neves e o galego Paco Pestana. Os escultores estiveram a trabalhar ao vivo na empresa durante uma semana.

Para além da José Luís Madeiras, empresa promotora do evento, associaram-se à iniciativa a Divercol, Garcia&Garcia, Zagas, Cesce e Maxbroker e a decoradora de interiores Carla Zuzarte. Na sessão de apresentação das esculturas realizada, sábado, dia 2 de julho, esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Dr. Humberto Brito, e cerca de 200 empresários da região do Vale do Sousa.

Segundo, Filipe Gonçalves, CEO da José Luís Madeiras, “a ideia do evento é contribuir para valorizar a madeira e a artes plásticas, recorrendo a escultores com percurso e obras reconhecidas no circuito internacional da escultura em madeira e que possam assim mostrar todas as valências da nobre matéria-prima. A madeira é tão versátil e de uma beleza intrínseca que deve ser ainda mais valorizada na arquitetura, no design e na decoração de interiores. Vejo a madeira também como arte”.

Para viabilizar o encontro de escultores a trabalhar “ao vivo” nas instalações da empresa, a JLM disponibilizou aos artistas “a matéria-prima, neste caso madeiras de faia, carvalho e cedro e máquinas e ferramentas. Os escultores criaram as peças de arte num trabalho de equipa. Paulo Neves e Paco Pestana contaram com a colaboração de três ajudantes para a realização das esculturas”.

Perfil dos Escultores:

Paulo Neves

Vive em Cucujães, em Oliveira de Azeméis, onde trabalha e molda a madeira e a pedra nos ateliers que espalhou pela floresta. O escultor, com mais de 30 anos de carreira, elege a madeira de árvores mortas que ganham vida na sua obra espalhada pelo país e pelo mundo. Paulo Neves está representado nos Estados Unidos, França, Espanha, Brasil, Holanda, Bélgica, Roménia, Austrália, Marrocos e Alemanha. (…) www.paulonevesescultor.com

Paco Pestana

Assume-se como artista plástico, poeta, ator, filósofo e showman numa exposição de carácter verdadeiramente surpreendente e de linguagem plástica assumidamente contemporânea. O prestigiado escultor galego Paco Pestana que, para muitos dos seus pares e para inúmeros críticos de arte, é considerado o verdadeiro artista total. Este escultor é atualmente uma das maiores referências da escultura galega. Paco Pestana regista inúmeras participações em simpósios internacionais de escultura, em exposições por todo o mundo e em programas televisivos de cultura em Espanha. (…)  http://pacopestana.blogspot.pt/

Fotos: Michael Ferreira da empresa JLM