Notícias / Eventos

Informações e destaques da José Luis Madeiras

Projecto Europeu A.R.T.

José Luís Madeiras - Excelência em madeira

No âmbito do Projecto Europeu A.R.T. – Ancient Renovation Techniques, cujo principal objectivo é manter e recuperar tradições e ofícios antigos, típicos da nossa tradição e identidade, a Profisousa – Associação de Ensino Profissional do Vale do Sousa está a desenvolver um curso de formação em artes e ofícios – Talha em Madeira. A José Luís Madeiras associa-se a esta iniciativa como fornecedor de matéria-prima.

O curso desenrola-se nas instalações do Museu do Móvel, desde o dia 12 de Março, onde foram instaladas bancadas de trabalho para que os formandos possam desenvolver o seu trabalho.

Neste curso pretende-se enfatizar a utilização de técnicas antigas da talha, adicionando técnicas modernas, para a realização de produtos inovadores. Em simultâneo, realizar-se-ão workshops de suporte ao curso, com temáticas variadas, que potenciem o enriquecimento do trabalho dos entalhadores.

Dos doze formandos inscritos, oito encontram-se desempregados, pelo que este curso visa, igualmente, potenciar a integração dos mesmos no mercado de trabalho, num conceito de nicho de mercado da arte em madeira, particularmente o que valoriza o luxo e a elevadíssima incorporação de mão-de-obra.

O projecto conta ainda com a colaboração da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, da PFR Invest e do Instituto Politécnico do Porto através da Escola Superior de Estudos Industriais e Gestão.